Dicas para comprar na Black Friday

Dicas para comprar na Black Friday

Com a chegada da Black Friday é importante reforçar os cuidados na hora de realizar as compras. Por isso preparamos uma série de dicas para tranquilizar e orientar os consumidores, a fim de evitar fraudes ou que clientes sejam lesados.

1 – TUDO PELA METADE DO DOBRO, a primeira dica é pesquisar bem e evitar o comprar em lojas que elevam os preços antecipadamente para depois oferecer o desconto e denunciá-las ao PROCON.

2 – SITES ESTRANGEIROS DEVEM RESPEITAR AS REGRAS BRASILEIRAS? Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.

3 – COMPROU E SE ARREPENDEU? O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento de até sete dias a partir do recebimento do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

4 – A LOJA É OBRIGADA A TROCAR MEU PRODUTO? Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.

5 – Realize buscas sobre o site onde deseja realizar a compra, em diversas ferramentas, verificando inclusive se existe um endereço físico e localidade.


6 – Se tiver um telefone ou chat, entre em contato apenas para fazer algumas perguntas como teste e identificar se as respostas são realistas.

7 – Evite sites que redirecionem para páginas de pagamento.

Quando for comprar em um site que nunca comprou antes, o consumidor deve se atentar aos seguintes detalhes:

8- Verifique a segurança do site, identificando se está com cadeado de SSL verde e autenticado para inserir os dados do cartão.


9 – Verifique se qualquer selo que o site possua no rodapé seja clicável e direciona para o site de origem.


10 – Identifique se aquele site realmente possui a URL/domínio de nome próprio.

O que vale fazer alguns dias antes da Black Friday para evitar cair em fraudes ou no famoso “metade do dobro”:

11 – Se o consumidor já tem a intenção de comprar algum produto e está apenas aguardando a Black Friday por conta dos descontos, o ideal é iniciar o monitoramento desse produto algumas semanas antes nos principais sites que possa ser efetuada a compra, além de tirar print das telas com valores. Dessa forma, caso exista uma “fraude”, logo o consumidor saberá e não cairá no golpe.


12 – Evite sites com preços muito abaixo do mercado e que só recebam o pagamento por meio de boleto no pagamento. A chance de não ser idôneo é muito grande.

O que o consumidor pode fazer no próprio computador para evitar vírus nessa época:

13 – O ideal é atualizar o antivírus e evitar abrir sites novos e pouco conhecidos.


14 – Não clicar em e-mails e/ou links de promoções com assuntos chamativos.


15 – Caso adquira algum produto em boleto, o ideal é recebê-lo em PDF e não em links clicáveis, pois se houver um vírus na máquina, o boleto pode ser alterado por um robô e se tornar uma fraude.

Deixe uma resposta